O angolano Manucho Gonçalves chegou recentemente a acordo com Valladolid da primeira divisão espanhola, para um contrato valido por cinco anos, segundo o sítio da colectividade.
O ponta-de-lança, de 26 anos, foi contratado em 2007 pelo Manchester United da Inglaterra e emprestado no ano seguinte ao Panathinaikos da primeira liga grega para a época de 2008/2009.
No ataque da formação espanhola, Manucho terá a concorrência do brasileiro Diego Costa e dos espanhóis Asier Arranz e Alberto Bueno.
O antigo jogador do Petro Atlético de Luanda consta de uma lista de nove contratações, que integra ainda os brasileiros Nivaldo e Diego Costa, além dos locais António Barragan, Nauzet Aleman, Asier Arranz, Héctor, Fabri e Alberto.
Manucho Gonçalves, melhor marcador do campeonato nacional de futebol da primeira divisão “Girabola2007” e segundo melhor marcador do campeonato africano das nações “Gahana2008”, com quatro golos, iniciou-se na escola de futebol Flaminguinhos, ingressando em 2001 no Benfica de Luanda e em 2003 no Petro.
Antes de assinar pelo Valladolid, o atacante representou o Hull City da Inglaterra. O salto na carreira do futebolista aconteceu em finais de 2007 com a sua contratação pelo Manchester United da Inglaterra.
Fundado em 1928, o Valladolid tem Carlos Suárez Sureda como presidente de direcção.
Na edição transacta do campeonato espanhol da primeira divisão, a nova equipa de Manucho Gonçalves classificou-se na 16 ª posição com 43 pontos, numa prova com 20 formações e vencida pelo Barcelona com 87 pontos.