Eduardo de Sousa Arcanjo de nome artístico “Edú ZP”, nasceu aos 12 de Maio de 1986 na província de Luanda.
Desde cedo começou a mostrar o seu gosto pela música ao acompanhar os ensaios do grupo Kiezos do qual seu pai(Marito dos Kiezos) era fundador. Com o tempo e mais crescido foi em busca daquilo com que ele se identificava e encontrou no HipHop(estilo Rap) o seu amor e conforto.
Influenciado fundamentalmente por rappers angolanos,veio em 2003 a gravar a sua 1º música, aquando do convite de um amigo a fazer parte de um grupo, o qual veio a denominar-se “Realismo psíquico” do qual faziam parte Tranzas e Edinho Matahany. O referido grupo na altura chegou a gravar uma obra que por falta de condições não passou daí.
Afastado do grupo devido a viagem de um dos elementos, Edú ZP, continuou a trabalhar, apresentando-se em alguns palcos cantando criações suas e outras vezes, músicas do grupo, daí fruto das propostas e dos elogios surge a ideia de gravar uma obra.
Edú ZP,trabalhou com artistas da sua geração e não só, tendo participado em discos de artistas como: Kool Klever, Keita Mayanda, C.M.C, Denéxl e muitos outros desde álbuns apenas, compilações, dividiu palco com grandes nomes como: Jeff Brown, Matias Damásio Eliei, MCK, Dji Tafinha, Li..l Jorge, Kalibrados, Buraka Som Sistema e tendo também sido acompanhado por Dj's como: Dj Callas, Samurai, Sillivy e outros.
Participou em muitos espectáculos, dos quais podemos referenciar: o show do norte americano “Dj Spooky” a convite da Trienal de Luanda no Miami Beach, show de apresentação do álbum “Nutrição espiritual” de MCK, show de apresentação da obra “Pão burro” de Phay Grande, esteve também presente no grande festival cultural denominado “HipHop Luanda” realizado em Luanda por Dj Callas, Lukeny Fortunado e Kool Kleva e ainda nos eventos realizados todas as sextas feiras pelo Eclectismo Poético no espaço Bahia, do qual é uma das maiores referências.
Mc de muito “bom gingar” em palco, sempre muito bem recebido em todos palcos onde já pisou não deixando seus créditos em mãos alheias. Jovem Artista com uma estrutura lírica de se tirar o chapéu (como ele mesmo diz "música inteligente”).
Neste momento finaliza o seu 1º disco intitulado “Educação”, a gravar nos estúdios da Vidalvesom por Elei.
Fonte: Myspace.com/EDUZP