Recent Posts

.
.
.

29 de ago. de 2011

MicroSoft Mostra Explorer do Futuro “Windows 8”

image
No blog Criando o Windows 8, a Microsoft publicou hoje um artigo que indica como será o gerenciador de arquivos da próxima versão do sistema operacional.

Assinado por Steven Sinofsky, presidente da divisão Windows da Microsoft, o texto mostra a evolução do Explorer desde a primeira versão do sistema, até o Windows 7. Segundo Sinofsky, as mudanças que virão tomarão como base pesquisas que apontam, de um lado, os comandos mais usados e, de outro, os mais pedidos pelos usuários.

Entre os comandos mais usados hoje, estão – em ordem de importância — Colar, Propriedades, Copiar, Excluir, Renomear, Atualizar, Recortar e o menu de contexto Novo. Embora haja cerca de 200 comandos no Windows Explorer, os dez mais usados ocupam 81,8% do uso.

As mudanças que são introduzidas no gerenciador de arquivos apontam para três objetivos centrais: otimizar o Explorer para tarefas de gerenciamento de arquivos; facilitar o uso dos comandos; respeitar a herança do Explorer.

A primeira meta consiste em deixar mais à vista funções existentes no Explorer, mas frequentemente pouco conhecidas do usuário comum. A segunda é, de certa forma, uma extensão da primeira, já que consiste em alterar a interface para que as funções básicas fiquem mais à mão do usuário. Por fim, a ideia é incluir novos recursos, sem tornar esse módulo do sistema estranho para os usuários de versões anteriores.

image

O artigo de Sinofsky mostra uma série de imagens com a nova cara do Windows Explorer. O aspecto que salta aos olhos é a adoção da faixa de opções, nos moldes já consagrados pelo MS-Office 2007 e 2010. Assim como no Word e no Excel, as guias alteram suas funções conforme o contexto.

O blog Criando o Windows 8 tem versão em vários idiomas, inclusive em português. No entanto, o artigo “Improvements in Windows Explorer” (Melhorias no Windows Explorer) ainda não foi traduzido. Veja a versão em inglês neste endereço (www.blogs.msdn.com/b/b8/) ou aguarde algum tempo para ler o texto em português. Para trocar o idioma, basta selecioná-lo no menu do canto direito superior do blog.

Fonte: www.info.abril.com.br

Comments
0 Comments