Recent Posts

.
.
.

3 de out. de 2011

Nga (Edson Silva) – Breve Biografia

image
Nascido Edson Wildbrand Pascoal Silva, em Novembro de 1983, em Luanda (Angola), filho de um pai cabo-verdiano e de mãe angolana. Aos 10 anos de idade os seus pais separam-se e Edson mudasse para Portugal com a sua mãe e irmã, vivendo de favor em casa de familiares.

É em Portugal que Edson conhece e apaixonasse por Rap e pela cultura Hip Hop, vendo vídeos na televisão de grupos como Black Company, Alex e os putos do bairro, Fugges…etc. Edson encontra nesses artistas os “irmãos” mais velhos que não teve. Enfrentando dificuldades financeiras, Dona Clementina, sua mãe, é “forçada” a se mudar para a muita afamada Linha de Sintra, subúrbio da grande Lisboa.

image
Na linha de Sintra Edson conhece Terêncio (Masta) e Walter (Don.G), e juntos formaram o grupo de rap Força Suprema, fazendo também parte da família o seu amigo de infância Oldair (Pmp). Inspirados em álbuns como Filhos da Rua dos Black Company e Manda-Chuva do Boss Ac, Edson usando o aka Nga e os amigos preparam o primeiro trabalho intitulado “Explosão Lírica” em 98, trabalho esse editado em formato cassete.

Dois anos depois lançam o primeiro álbum ,”Invasão”, com todos membros da extensa família SN (Street Niggaz). Depois de muitos anos de luta no quase anonimato musical, a Força Suprema consegue ganhar alguma exposição com o lançamento do álbum “De Corpo & Alma” em 2006, já editado pela Mad Rap Records. O álbum teve uma surpreendente aceitação por parte do publico.

Depois do sucesso do trabalho do grupo, Nga conseguiu o destaque como um dos mais promissores mcs do panorama musical PALOP. Desde então trabalhou com nomes sonantes do rap português, como: Kalibrados, Black Company, Valete, Regula, Dji Tafinha, Dj Samurai, MadKutz, Dj Cruz, Condutor, entre outros. Tendo como um dos seus “fortes”, a diversidade musical que trás para o “game” (métrica, flow, temas,enfim…)

image
Com a sua saga de mixtapes intitulada “Mais Quente Que Fogo”, conseguiu justificar o auto-aclamado titulo “Rei da Ls” e é hoje considerado por muitos como o melhor mc em português.

Aos 28 anos e com 4 filhos, Edson Silva tem trabalhado de forma incansável na divulgação do seu talento, com musicas, vídeos e uma personalidade muito forte, mantendo sempre uma relação muito próxima com os seus fãs, que ele considera mais amigos do que propriamente fãs.

Nga é hoje artista da “Soldiers Music”, e acabou de trabalhar na segunda parte do projecto feito em parceria com um dos melhores produtores  de Portugal, MadKutz. O que quer dizer que o Rei da Ls não vai parar de saciar a nossa “fome” por boa música.


Via: www.designer-freelancer.com/nga

Comments
0 Comments