INTRODUÇÃO
Joaquim Martins, mais conhecido pelo seu nome artístico Mister K, é um rapper angolano. Conheceu a fama em 2005, como integrante e juntamente com três membros do grupo Kalibrados, com o lançamento do álbum “Negócio Fechado”.
DE UM SIMPLES RAPAZ À UM GRANDE RAPPER
Mister K nasceu a 4 de Janeiro de 1983, no Maculusso onde passou a sua infância e adolescência. Fez a sua educação básica na Escola Primária Nº 30 e concluiu o ensino médio PUNIV Central. Em 2006 ingressou no primeiro ano do curso de Gestão de Empresas; que viria e interromper temporariamente, no mesmo ano por incompatibilidade com a sua carreira musical.
CARREIRA MUSICAL “Mister K & Kalibrados”
O gosto pela música começou muito cedo, com um jovem Mister K a fazer pequenas actuações entre amigos e pessoas da vizinhança. Em 1997 junta-se ao grupo “Enigmáticos” onde ficou até pouco antes de se juntar com Kadaff, Vui Vui e Laton e formarem o grupo, Kalibrados. Com os elementos deste grupo formou a produtora Mille Mambos e lançaram a sua primeira obra discográfica, em 2004 chamada “Negócio Fechado”. Este álbum foi um verdadeiro fenômeno em Angola e Portugal e projectando, dessa forma, o Hip-Hop feito em Angola para um nível superior. Em Angola, foi o melhor álbum de 2004; ganhou o Top dos Mais Queridos; esteve em 1º lugar no Top Unitel, 1 Milhão de Clientes; ganhou o prêmio de Música Moderna e foi recordista de vendas.
Em Portugal os Kalibrados foram o primeiro grupo angolano a ter um contrato com a editora EMI; e atingiram a fasquia de disco de ouro com a re-edição do Negócio Fechado.
Mister K e os Kalibrados actuaram nacionalmente com grande êxito mas foram também requisitados e aclamados na África do Sul, em Moçambique, Alemanha, Suíca, Inglaterra, São Tomé e Príncipe, Inglaterra, Suíça, Espanha e Portugal.
Devido à música feita pelo grupo e pelo inegável talento individual dos integrantes, o grupo teve o privilégio de actuar com artistas nacionais de renome como Yola Araújo, Anselmo Ralph, Tóto e Edmázia; e com artistas internacionais como: Missy Elliot, Jay Z, Kanye West, Akon, Joe, Fat Joe e Busta Rhymes.
Em 2009, Mister K lança com o grupo Kalibrados a obra discográfica “Cartas na Mesa” que já atingiu disco de ouro em Portugal.
DISCOGRAFIA
2004 – Negócio Fechado
2005 – Compilação “Pensar em Grande”
2009 – Cartas na Mesa
2010 – N’Gassakidila
FILMOGRAFIA
2009 – Kubacadila
Um drama cinematográfico sobre a luta de um homem para pagar uma dívida que envolve toda a sua família, e os que o rodeiam numa trama de superstição. Mister K ocupa o papel de protagonista nesta obra do cinema angolano.
EMPREENDEDORISMO “Criação da Bons Ventos”
A Bons Ventos produtora dedica-se à produção de música e eventos. Fundada por Mister K e por Wilson Domingos (produtor de música, mais conhecido por Tchoboly), a Bons Ventos tem como principais objectivos:
* A descoberta e lançamento de novos valores musicais;
* A promoção de obras discográficas e;
* A organização de eventos culturais e sociais.
A visão da Bons Ventos é tornar-se na melhor produtora especializada em música urbana e, uma das mais destacadas em outros estilos musicais. É também nosso desejo proporcionar aos músicos ligados à Bons Ventos, colaboradores e público experiências de excelência musical através de trabalhos produzidos e eventos realizados. A Bons Ventos pretende divulgar, a nível internacional, o trabalho dos artistas e dar a conhecer ao Mundo o trabalho de qualidade produzido pelos músicos angolanos da nova era.
Fonte: Bons Ventos Produtora Blog